Especialidades

Especialidades Clínicas

A Clínica Viver Melhor foi fundada em 2014, em Ermesinde, e tem como visão a prestação dos melhores cuidados médicos e técnicos.

images
Oncologia

A oncologia médica dedica-se ao diagnóstico e tratamento das doenças neoplásicas.
Esta especialidade acompanha os doentes oncológicos, faz o planeamento dos tratamentos oncológicos sistémicos e o seguimento de quem os realiza.

images
Ginecologia e Obstetrícia

A Ginecologia e Obstetrícia é a especialidade médica que alia a prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças do aparelho reprodutor da mulher ao acompanhamento da gestação e parto.

images
Medicina Geral e Familiar

É uma Especialidade Médica que, tem como objeto o ser humano como um todo, abrange toda a Medicina Geral, concentra-se na prestação de cuidados primários.
Nesta Especialidade Médica, o indivíduo é observado na sua componente biológica, psicológica e social.

images
Medicina Dentária

A Medicina Dentária é a área da saúde que previne, diagnostica e trata as doenças que afectam os dentes, as gengivas e a mucosa oral.
É também esta área que faz a reabilitação da estética e função dentárias de forma que o paciente se sinta confortável (em todas as fases da sua vida) não só a comer e a falar mas também a sorrir

Cardiologia

Especialidade médica que se ocupa das doenças que atingem o coração e o sistema cardiovascular.
Atua em áreas como a eletrocardiografia, a ecocardiografia e outras modalidades de imagiologia cardíaca, a eletrofisiologia cardíaca e a cardiologia de intervenção.

images
Psícologia Clínica

A psicologia é o estudo científico da mente e do comportamento.
O estudo dessa área é multifacetado e inclui sub-campos, como áreas de desenvolvimento humano, desporto, saúde, comportamento clínico, social e processos cognitivos.

Psícologia Infantil

A Psicologia Infantil é um ramo da ciência que trata das questões psíquicas de crianças. Assim, essa especialidade investiga e analisa o comportamento dessa faixa etária.
O estudo inclui questões de cognição, de perceção, de aflições emocionais, das condições sociais e até mesmo físicas.

images
Fisioterapia

A Fisioterapia é a área de prevenção e tratamento de problemas ligados à movimentação e funcionamento dos sistemas e órgãos do corpo.
Tais distúrbios podem ter origem em doenças, alterações genéticas, acidentes, traumas e outros fatores prejudiciais, que trazem consequências para o desempenho ou estética humana.

images
Osteopatia

A Osteopatia é uma técnica que usa a manipulação manual das estruturas do sistema músculo-esquelético para eliminar transtornos de mobilidade.
Esta técnica assenta na prevenção e na autorregulação do corpo, atuando essencialmente ao nível do sistema neuro-músculo-esquelético.

images
Terapia da Fala

A Terapia da Fala é uma área da saúde que se dedica ao estudo científico da comunicação humana e suas patologias, atuando ao nível da prevenção, rastreio, avaliação, intervenção em alterações da comunicação verbal e não verbal, da compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, em qualquer idade.

images
Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional na sua abordagem avalia e intervém a três níveis - na pessoa, na ocupação e no contexto - por forma a promover a saúde e o bem-estar.
Tem como objetivo a promoção, prevenção, habilitação e reabilitação do desempenho ocupacional.

images
Pilates Clínico

Pilates é um método de exercício seguro e eficaz desenvolvido por Joseph Pilates, no início do século XX, com o objetivo de melhorar a postura, força e flexibilidade de todo o corpo.
O conceito “clínico” em Pilates foi desenvolvido por fisioterapeutas com o objetivo de tornar acessível a todas as pessoas, com ou sem condições clínicas, os exercícios do método tradicional.

images
Nutrição

A nutrição é uma área da saúde que se dedica a avaliar as relações entre os alimentos, a sua composição nutricional e o impacto na saúde e na doença.
Nutricionista é um profissional de saúde que baseia as suas funções no estudo da alimentação e nutrição.

images
Podologia

A Podologia é a ciência da área da saúde que se dedica ao estudo e diagnóstico do pé e membro inferior.
Tem como objetivo tratar e prevenir as alterações e patologias do pé bem como repercussões no corpo humano.

images
Acupuntura

A Acupuntura é um método de diagnóstico e tratamento utilizado em certas situações clínicas, que permite a correção de algumas alterações e uma melhoria do funcionamento orgânico global.
Estas correções são efetuadas através de introdução de pequenas agulhas em determinados locais anatómicos, promovendo no organismo o restabelecimento da fisiologia através de efeitos locais, segmentares e supra segmentares.

images
Hipnoterapia

A hipnose é um procedimento que através da indução de um estado de profundo relaxamento permite à pessoa aceder a conteúdos internos que em estado de vigília demoraria mais tempo a compreender, ampliando assim a consciência sobre si e sobre o seu estado psíquico e emocional.
Deste modo, esta técnica carateriza-se pela obtenção de resultados rápidos.

images
Enfermagem

Tem como objetivo prestar cuidados de enfermagem ao ser humano, são ou doente, ao longo do ciclo vital, e aos grupos sociais em que ele está integrado, de forma que mantenham, melhorem e recuperem a saúde, ajudando-os a atingir a sua máxima capacidade funcional tão rapidamente quanto possível.

images
Consulta do Viajante

A Consulta do Viajante destina-se a pessoas que vão viajar para países tropicais.
O objetivo desta consulta é conduzir uma avaliação individualizada do risco para o viajante, educá-lo para os riscos associados e aconselhar medidas preventivas de doenças ou eventos adversos.

images
Aptidão de Condutores

O exame psicológico destina-se a avaliar as áreas percetivo-cognitiva, psicomotora e psicossocial, relevantes para o exercício da condução ou suscetíveis de influenciar o seu desempenho.
O Exame Psicológico consiste em vários exercícios com a finalidade de avaliar diferentes áreas cognitivas e psicomotoras do condutor.

images
Medicina Estética

A área de Medicina Estética tem como objetivo a aplicação de cuidados de estética, beleza e de promoção de saúde.
Assim a Medicina Estética define-se como uma prática médica que aplica as técnicas necessárias para restaurar, manter e promover a estética, a beleza e o bem-estar.

- hipertermia -
um complemento no tratamento do cancro

O tratamento do cancro tem evoluído significativamente nos últimos anos. Apesar disso, as terapêuticas atuais como a cirurgia, radioterapia, quimioterapia, terapêutica hormonal ou biológica e transplante de células estaminais continuam a ser insuficientes. Novas opções terapêuticas são necessárias. A hipertermia já está a ser utilizada em diferentes países do mundo como terapêutica para tratar o cancro e vários são os trabalhos publicados que demonstram a sua eficácia. Pode ser utilizada em combinação com a quimioterapia e radioterapia, contribuindo para se obter uma melhor resposta terapêutica, ou, então, pode ser utilizada isoladamente, em situações de controlo de dor e paliativo.

  • Dr. António Moreira Pinto
    Oncologista
A hipertermia como tratamento para o cancro foi documentada pela primeira vez por Hipócrates em tumores mamários. Durante a Idade Média, devido à utilização de técnicas de aquecimento insuficientes, o seu desenvolvimento foi escasso. Só no Século XIX, com o surgimento dos campos eletromagnéticos, é que se começa a assistir à grande evolução da hipertermia. Em 1801 é descoberta como parte do espetro solar, pelo astrónomo inglês Sir William Herschel, uma das fontes de calor mais naturais: a radiação infravermelha.
Sem darmos conta, o nosso sistema imunitário protege-nos todos os dias de várias ameaças e conta com uma arma poderosa - a febre -, que:
  1. - Mobiliza as nossas defesas naturais
  2. - Envia mais oxigénio e nutrientes para os nossos tecidos e células
  3. - Ajuda a desintoxicar e melhora a cura de infeções
A hipertermia com infravermelhos para o corpo inteiro recorre a este extraordinário mecanismo da natureza e utiliza-o em condições crónicas e doenças malignas, mobilizando as forças naturais de autocura de uma forma sustentada.
A hipertermia para o corpo inteiro com o equipamento Heckel HT 3000, disponível na Clínica Viver Melhor, tira proveito das propriedades da radiação infravermelha:
  1. - Provoca melhoria da circulação sanguínea e microcirculação
  2. - Provoca melhoria do metabolismo
  3. - Aumenta a pressão parcial de oxigénio
  4. - Provoca a estimulação de processos imunológicos
O calor produzido por esta técnica é distribuído pela corrente sanguínea, conduzindo ao aquecimento do corpo inteiro. A subida homogénea da temperatura dos tecidos até 40,5°C provoca a estimulação de processos imunológicos, fortalecendo as defesas imunitárias contra várias doenças, entre elas o cancro. De um modo geral, o aumento de temperatura pretendido em cada sessão dura aproximadamente 2 horas e em protocolos especiais de oncologia 4-6 horas. É efetuada em meio ambulatório, não requerendo para sua realização de hospitalização, sendo a mesma conduzida sob prescrição médica.
A hipertermia para o corpo inteiro está indicada para tratamento do cancro. Não substitui os tratamentos recomendados para o cancro como a quimioterapia ou a radioterapia, mas faz com que sejam mais eficazes, ajuda a melhorar a recuperação dos efeitos secundários e a evitar recidivas.
Esta terapêutica está recomendada para tratar vários tipos de tumores:
    Tumores primários do colo do útero
  1. Cólon
  2. Hepáticos
  3. Cabeça e pescoço
  4. Pulmão
  5. Mama
  6. Pâncreas
  7. Melanoma
  8. Bexiga
  9. Reto
  10. Próstata
  11. Esófago
  12. Sarcomas dos tecidos moles
  13. Sistema Nervoso Central
É também indicada para quadros de metastização em múltiplos órgãos (ex.: fígado, pulmão e osso).
A indicação de hipertermia para o corpo inteiro como modalidade de tratamento deve ser sempre integrada num contexto geral e deve ser considerada caso a caso. Está contraindicada em pessoas com infeções agudas, insuficiência cardíaca, enfarte do miocárdio, tromboses existentes, hipertiroidismo, gravidez e epilepsia.
Além de não ser invasiva, esta modalidade terapêutica não compreende quaisquer riscos para o doente nem provoca efeitos secundários adicionais relevantes.